terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

1º e 2º - CONHECENDO O AUTOR C. S. LEWIS


Clive Staples Lewis (1898-1963) foi um escritor e intelectual irlandês que se notabilizou como um importante crítico literário, estudioso da Idade Média, autor de ficção de fantasia e apologista cristão.
            C.S. Lewis nasceu na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte e passou a maior parte da sua infância e adolescência na biblioteca de sua casa, dedicando-se à leitura dos clássicos da Literatura, além da mitologia nórdica.             Em 1916, após ganhar uma bolsa para estudar na tradicional Universidade de Oxford, na Inglaterra, Lewis suspende os estudos em 1917 para fazer parte da Infantaria Britânica, durante a Primeira Guerra Mundial. Depois da Guerra, C.S Lewis concluiu os estudos e se torna professor de Literatura inglesa em Oxford, porém obteve mais destaque, anos depois,  como professor de Literatura Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge.
            Quando esteve em Oxford, tornou-se grande amigo do escritor J.R.R. Tolkien, o autor d’O Hobbit e da trilogia O senhor dos anéis. Esteve muito tempo afastado do cristianismo, e depois, influenciado por seu amigo Tolkien, Lewis se converte ao cristianismo da Igreja Anglicana da Inglaterra. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele teve um programa transmitido pela rádio BBC de Londres, onde explicava e pregava a fé cristã para milhares de pessoas, tornando-se mundialmente conhecido e considerado um dos escritores cristãos mais influentes do século XX. Acerca do cristianismo o seu livro mais lido e comentado é Cristianismo Puro e Simples.
Lewis escreveu diversos textos ficcionais, mas a sua obra mais popular é uma série de sete romances de fantasia para crianças As crônicas de Nárnia. Foi escrito entre 1949 a 1954, e é considerado um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 100 milhões de cópias em mais de 40 idiomas, além de ter sido adaptada para o cinema pelos estúdios da Disney.
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário