quarta-feira, 13 de junho de 2012

Modelo de Resenha 1 (Lima Barreto)




Resenha: Lima Barreto: Um grito brasileiro (documentário)

            Os documentários da série Mestres da Literatura, produzidos pela TV escola, sintetizam a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. O filme Lima Barreto: um grito brasileiro retrata ao longo de quase meia hora, a conturbada vida do escritor carioca e sua visão artística dos paradoxos da Primeira República. O enfoque maior do documentário é a biografia de Lima Barreto, acentuando a sua condição sócio-cultural como ponto preponderante para o entendimento de sua obra literária.
            O próprio subtítulo do documentário é assaz esclarecedor: “um grito” remete ao fato de Lima Barreto ser filho de pais pobres e mulatos, revelando que o preconceito racial e social foi o seu grande empecilho perante as suas aspirações intelectuais. A expressão também revela a denúncia desses problemas na escritura do seu texto literário. Já o termo “brasileiro” alude ao fato de sua obra se caracterizar por tentar interpretar os costumes, a cultura e a vida política de um país recém-saído da monarquia e que não vislumbrava sequer uma tentativa de amenizar as graves contradições existentes.
            O aspecto desafortunado do escritor é bastante ressaltado. Incompreendido, entregue ao alcoolismo, recolhido diversas vezes ao hospício, é morto por uma sociedade que lhe deu as costas. Além da biografia, o filme aborda o percurso intelectual de Lima Barreto, a sua incursão no campo jornalístico carioca e, sobretudo, os seus principais textos ficcionais.
            A obra que apresenta uma análise mais apurada é Triste fim de Policarpo Quaresma. Esse é o livro mais célebre de Lima Barreto, porque tece uma irônica crítica ao nacionalismo exagerado do século XIX, sob a figura quixotesca de Policarpo Quaresma. Nessa obra, o escritor carioca interpreta o Brasil como um drama, mostrando-nos a personagem título como uma tentativa de ser um projeto civilizatório da República. Sobre o assunto, o documentário traz o depoimento do ator Paulo José, que interpretou Policarpo Quaresma no cinema em 1998. O ator enfatiza que a grande pergunta que o livro nos deixa é: o que fazer para o Brasil dar certo?
            O filme traz várias imagens e vídeos do começo do século XX, relacionados à obra de Lima Barreto, além de passear pelos cenários cariocas abordados pelo escritor. O filme também traz o depoimento de renomados críticos literários e historiadores como Nicolau Sevcenko,  Afonso Carlos Marques dos Santos, que refletem sobre o lugar de Lima Barreto na tradição literária brasileira e a permanência de sua obra.
            Na parte final, o pesquisador Antonio Arnani Prado nos alerta que “temos que ler Lima Barreto, pois somos um país socialmente injusto. Somos um país  onde os pobres continuam pobres e a elites continuam no lugar delas. Não é pra se aprender português que se lê Lima Barreto. Lê-se Lima Barreto para aprender a ser brasileiro.”
            O documentário é um excelente convite para conhecermos um pouco mais sobre a vida e a obra desse escritor, dono de um texto rico estética e culturalmente, mas que morreu agrilhoado pelo alcoolismo e pelo preconceito racial.

REFERÊNCIA  BIBLIOGRÁFICA
Documentário: Mestres da literatura – “Lima Barreto: um grito brasileiro”, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br
BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Editora Ática, 1998.
 BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2001.
MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Prosa de ficção (1870 – 1920). Belo Horizonte, Itatiaia, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário