segunda-feira, 11 de junho de 2012

Princípios ou pressupostos orientadores para um projeto de ensino/estudo de Literatura infantil



        Estes princípios encontram-se no trabalho da pesquisadora Nelly Novaes Coelho, Literatura Infantil: teoria, análise e didática:
  • Concepção da criança como um ser educável: o ser humano é aprendiz de cultura, enquanto dura o seu ciclo vital;
  •     Concepção da literatura como um fenômeno de linguagem, resultante de uma experiência existencial/social/cultural;
  •   Valorização das relações existentes entre a Literatura, História e Cultura.
  •    Compreensão da leitura como um diálogo entre o leitor e texto (material linguístico fruto da inteligência e intencionalidade de um escritor);
  • Certeza de que a escola é um espaço privilegiado, onde devem ser colocados os alicerces do processo de auto-realização vital, cultural que o ser inicia na infância e prolonga até a velhice.

        Além desses pressupostos, ela expõe questões que devem ser levadas em conta na pesquisa em Literatura:

a) O que a obra transmite? Qual o seu enredo, assunto, tramam enfabulação?

b)  Como isso é expresso em escritura literária? Quais recursos de linguagem, de estilo ou de escritura escolhidos pelo autor? Qual  a intenção que predominou nessa escolha: a estética ou a ética? (A primeira da ênfase ao fazer literário, a segunda, aos padrões de comportamento...)

c) Qual a consciência-de-mundo (ou sistema de valores) ali presente ou latente? Há ou não coerência orgânica na construção da obra? Entre estilo, recursos expressivos, problemática e consciência-de-mundo?

d) Qual a intencionalidade do autor que pode ser percebida na obra? Qual seria a sua finalidade em relação ao leitor? Divertir, instruir, educar, emocionar, conscientizar?


          O livro de Nelly Novaes Coelho nos traz um imenso painel de variadas abordagens, leituras e análises pertinentes ao rico universo da Literatura Infantil. Ao iniciarmos o nosso estudo, devemos levar em consideração essa sugestão metodológica.

          Fica, então, a dica!



Nenhum comentário:

Postar um comentário