sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

AMAZÔNIA – UM TESOURO COBIÇADO




      A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com uma área de 6,5 milhões de km2, ocupa o norte do Brasil e boa parte do território da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana, Guiana Francesa. Durante séculos, essa região permaneceu intocada. No final dos anos de 1960, iniciou-se um desmatamento sem precedentes nessa região, que já devastou uma área de floresta maior do que a França. Atualmente, o que mais tem desmatado a floresta é a indústria pecuária de larga escala e a extração ilegal de madeira.
A cobiça pela Amazônia ocorre devido a sua incomensurável riqueza natural: a abundância de suas águas, através da gigantesca bacia hidrográfica do rio Amazonas, variadas reservas minerais (minério de ferro, bauxita, cobre, manganês, ouro entre outros), 2,5 milhões de espécies de insetos, 40.000 espécies de plantas e cerca de 2000 de aves e mamíferos. A floresta abriga e fornece os meios de subsistência não só aos povos indígenas, mas aos povos ribeirinhos, moradores das cidades, seringueiros, castanheiros. Todos sentem o impacto das agressões à floresta.

Desde início das primeiras tentativas de colonização da Amazônia, as tribos indígenas lutaram contra os colonizadores pela preservação de suas terras e do meio ambiente. O governo criou varias reservas indígenas que não foram respeitadas por grupos de madeireiros ilegais, por companhias de garimpo, por grileiros (indivíduos que fazem transações de terra mediante os documentos falsos) e grandes fazendeiros. Além dos índios, os trabalhadores e moradores da Amazônia também organizaram lutas socioambientais contra a degradação ambiental da região.
Nas décadas de 1970 e 1980, um importante ativista ambiental foi o seringueiro Chico Mendes. Indignado com as condições precárias dos seringueiros e dos moradores da Amazônia, organizou um movimento pacifista para defender a floresta. Ele conscientizou os trabalhadores a impedirem o desmatamento, a protegerem a natureza e a reivindicar os seus direitos trabalhistas. A sua luta adquiriu notoriedade internacional e, infelizmente, em 1988, ele foi covardemente assassinado a mando de donos de terra. Contudo, o seu legado de luta em prol da Amazônia até hoje é um marco da conscientização ecológica.
Recentemente, uma pesquisa do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que o desmatamento da Amazônia vem diminuindo nos últimos anos. A ONU declarou que o ano de 2011 é o Ano Internacional das Florestas, promovendo ações de conscientização ambiental. Durante os doze meses desse ano, em diversos países, a ONU realizou campanhas, concursos, congressos que discutiam e incentivavam a gestão sustentável das florestas.  Amazônia é um tesouro natural inestimável e sua preservação é um tema de interesse de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário