terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A língua – uma ferramenta criativa


Sugestão de texto para explicar a ideia de Língua Portuguesa para as crianças:


        No dia a dia, nós entramos em contato com os nossos familiares, com os vizinhos, com os amigos, com os colegas da escola, enfim com as pessoas em geral. A ferramenta que a gente usa para expressar os nossos sentimentos e idéias chama-se língua. No Brasil, falamos a língua portuguesa. Ela é uma herança cultural que recebemos de Portugal. A língua portuguesa é falada em todo o país, de norte a sul, de leste a oeste. Desde cedo, percebemos que existem duas línguas: a língua falada e a língua escrita.
         A gente aprende língua falada quando criança, com a convivência com os nossos pais e outras pessoas. Enquanto bebês, nós pronunciamos alguns sons. A partir de um a dois anos, falamos as nossas primeiras palavras e frases. À medida que crescemos, aprendemos mais e mais palavras e, como tagarelas, falamos sem parar. A língua falada é usada por todas as pessoas, mesmo as pessoas que não sabem ler e escrever.
         A outra língua é a escrita que a gente aprende na escola. Nós estudamos o alfabeto, aprendendo a reconhecer as letras. Depois nos combinamos as letras e formamos palavras. Os nossos primeiros textos nascem da combinação criativa das palavras.
         A língua portuguesa é o nosso mais belo e importante instrumento de comunicação. Através dela podemos falar, contar piadas, jogar conversa fora, cantar escrever ou ler livros, ler histórias em quadrinhos, reclamar, rezar, brincar de caça-palavras e de trava-línguas, brincar de língua secreta e de faz de conta, ler as propagandas e muito mais. É por meio da língua (falada ou escrita) que aprendemos coisas novas ao conversar e trocar idéias com diversas pessoas na nossa comunidade. A língua portuguesa permite a gente conhecer o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário