Estes princípios encontram-se no trabalho da pesquisadora Nelly Novaes Coelho, Literatura Infantil: teoria, análise e didática:
- Concepção da criança como um ser educável: o ser humano é aprendiz de cultura, enquanto dura o seu ciclo vital;
- Concepção da literatura como um fenômeno de linguagem, resultante de uma experiência existencial/social/cultural;
- Valorização das relações existentes entre a Literatura, História e Cultura.
- Compreensão da leitura como um diálogo entre o leitor e texto (material linguístico fruto da inteligência e intencionalidade de um escritor);
- Certeza de que a escola é um espaço privilegiado, onde devem ser colocados os alicerces do processo de auto-realização vital, cultural que o ser inicia na infância e prolonga até a velhice.
Além desses pressupostos, ela expõe questões que devem ser
levadas em conta na pesquisa em Literatura:
a) O que a obra
transmite? Qual o seu enredo, assunto, tramam enfabulação?
b) Como isso é expresso em escritura literária?
Quais recursos de linguagem, de estilo ou de escritura escolhidos pelo autor? Qual
a intenção que predominou nessa escolha:
a estética ou a ética? (A primeira da ênfase ao fazer literário, a segunda, aos
padrões de comportamento...)
c) Qual a
consciência-de-mundo (ou sistema de valores) ali presente ou latente? Há ou não
coerência orgânica na construção da obra? Entre estilo, recursos expressivos,
problemática e consciência-de-mundo?
d) Qual a
intencionalidade do autor que pode ser percebida na obra? Qual seria a sua
finalidade em relação ao leitor? Divertir, instruir, educar, emocionar, conscientizar?
O livro de Nelly Novaes Coelho nos traz um imenso painel de variadas abordagens, leituras e análises pertinentes ao rico universo da Literatura Infantil. Ao iniciarmos o nosso estudo, devemos levar em consideração essa sugestão metodológica.
Fica, então, a dica!
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