sexta-feira, 1 de março de 2013

1º e 2º anos - PONTE PARA TERABÍTIA




Em 2007, o livro Ponte para Terabítia, da escritora norte-americana Katherine Paterson, foi adaptado para o cinema pelo estúdio Disney. É um filme que nos lembra que a criança não tem uma “vida fácil”. A infância é repleta de dificuldades: os pesadelos dos primeiros dias da escola, o medo dos colegas maiores, o temor de fazer algo estúpido na frente de todo o mundo.
            A história é ambientada em uma zona rural dos Estados Unidos. O seu protagonista é Jesse Aarons, garoto tímido e solitário, que assume as responsabilidades de casa devido à constante ausência do pai. Ele esta na quinta série e seu maior desejo é se tornar o mais rápido corredor da sua sala. Contudo, ele perde a corrida para uma aluna novata, chamada Leslie Burke. Jesse descobre que ela é sua nova vizinha, filha de escritores que se mudaram para o interior em busca de ares mais tranquilos. Leslie também fica constantemente sozinha, assim como Jesse. Para compensar a ausência familiar, juntos eles criam um bosque mágico, onde sonhar é deixar de lado os sufocantes problemas da vida real.
            Leslie e Jesse batizam este mundo fantástico de Terabítia. Contudo, esse lugar corre o risco de ser destruído pelo Senhor das Sombras. As personagens deverão lutar contra este ser maléfico que é auxiliado por terríveis trols e águias peludas. A fantasia e o real se esbarram continuamente nesta aventura, pois entre uma viagem e outra para Terabítia, onde são rei e rainha, Jesse e Leslie têm que voltar para as suas vidas comuns. O diretor húngaro Gabor Csupo, também responsável pela animação Rugats-Os anjinhos, captou muito bem o espírito do livro. Ele conseguiu construir uma aventura intensa e mágica, sem menosprezar a inteligência do público infanto-juvenil, além de nos ensinar que a fantasia e o real são dimensões necessárias para a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário